segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Personagem Battle Scenes

Ola pra todos

como anteriormente mencionei em Battle scenes temos quatro tipos de cartas sendo:

Personagem
Suporte
Cenário
Habilidade

Irei falar de cada uma delas em um poste para cada tipo.

Iniciaremos agora com Personagem

Personagem

Podemos dizer que os personagens são a alma do deck, sendo que obrigatoriamente no deck temos que ter no minimo quinze (15) personagens senão o seu deck é invalido e se você for participar de um torneio e seu deck estiver com menos de quinze (15) personagens, será desclassificado na hora.

E antes de explicar as cartas personagens tem mais uma importante informação sobre a regra de personagem no deck, como falei que temos que fazer um deck com no minimo quinze (15) personagens e esses quinze (15) personagem tem que somar as suas vidas no total de trinta (30) ou mais que é representada pelo coração e o numero em vermelho que tanto de vida, ou seja, se a soma da vida de todos os seus personagens tenha você quinze (15) ou mais não chegar a trinta (30) o seu deck estará invalido e em campeonato estará desclassificado.

OK.

Como colocar um personagem em cena?

Para colocar um personagem em cena, você terá que ver quanto é a vida do personagem e depois olhar em seus recursos* e ver se tem carta suficiente para carrega-lo ( colocar em baixo dele ), essas cartas simbolizam a vida dele. Apartir desse momento ele é considerado em cena.

*Recursos é onde as suas cartas são descartadas, vindas do deck, mão ou cena são colocadas no recursos. mas se for personagem em cena e for nocauteado não vai pro recurso e sim para os prêmios do oponente ( personagens em baixo do personagem em cena não são considerados em cena e vão para o recurso OK ).

No turno que um personagem entra em cena, ele não pode usar ações ( a não ser que algo o permita usar ).

Agora finalmente explicação da carta personagem parte por parte.

Inicialmente veja.


Como podemos perceber na parte de cima da carta esta informando que tipo de carta é esta. E como podemos ver ela é uma carta de personagem em todas os outros tipos temos nesse local a informação de que tipo de carta ela é, suporte ou cenário ou habilidade, todas informando o que são.

Nome



Ainda na parte de cima podemos encontrar o nome da carta como também na parte de baixo, também todas os outros tipos de cartas tem o nome no mesmo lugar, mas para o personagem esse é o nome de como ele é conhecido ou seja se ele for herói ou vilão ai nunca aparecera o verdadeiro nome dele pois o verdadeiro é o alter-ego.

Alter-ego


Como podemos perceber Tempestade é o nome de herói e o verdadeiro nome dela é Ororo Munroe
Este verdade nome é chamado de alter-ego que na realidade é a identidade secreta dela.

O alter-ego pode se encontrado na carta tanto em cima como em baixo.

Exite a regra de personagem que só pode existir um personagem de cada alter-ego em cena. Quando falamos em cena queremos dizer que este personagem entrou em jogo.

Se tenho em jogo Senhor das Estrelas (alter-ego Peter Jason Quill). Eu não posso colocar em cena mais um e nem meu oponente pois o não existe dois Peter Jeson Quill é como se fosse uma cena da sua vida, não existe dois de você, não é verdade.

Agora analisando as regras de personagem vamos tira umas duvidas que podem aparecer no jogo

Analise as cartas a seguir


 A situação dessas cartas podem enganar muita gente.

Você pode colocar essas duas Miss Marvel em cena?




Se você disse "não"

Você errou.

Olhando atentamente essas duas cartas tem o nome Miss Marvel certo, mas o alter-ego são diferente, como na regra diz que se já tem um personagem com certo alter-ego não se pode colocar outro com o mesmo alter-ego. Apesar que podemos esquiva dessa regra com certas cartas, mais pra frente explicarei OK.

Para simplificar imagine que você e seu colega foram comprar uma fantasia e os dois como a do Thor, vocês vão com elas para a festa e la terá dois Thor não verdade, mais serão duas pessoas completamente diferentes, é a mesmo linha de pensamento tendo duas pessoas vestidas de Miss Marvel mas não a mesma pessoa.

Agora reparem esta Miss Marvel e a Rocha lunar


Você pode colocar as duas ao mesmo tempo em cena?

A resposta é não porque as duas carta representam a mesma pessoa ( Karla Sofen ).

Lembrando a festa anterior se você comprou a fantasia de Thor mas alem dela também comprou a do Capitão América, para ir a festa terá que escolher qual ira vestir .

Agora lembra que eu disse que tinha meios de contorna essa regra?

Quando seu oponente tiver uma Tempestade em jogo e você precisa colocar a sua use essa carta.


Este cenário quebra a regra de não poder coloca a mesma que seu oponente tem.

Agora quer colocar colocar duas ou três Tempestade em seu lado, então use esta.


A ação desse personagem permite colocar personagem em cena como se fosse clones.

Tem personagens que se permite colocar outros como ele mesmo e para explicar melhor devemos entender o que é texto permanente.


Como podemos ver nas cartas acima notamos que onde estaria o alter-ego do personagem esta escrito N/A isso significa que este personagem não tem alter-ego.Isso por que estes personagem não são denominados.

Por que não denominados?

Imagine alguem falando "soldados encapuzados invadiram uma favela" ai vem a pergunta "quem eram esses soldados" e vem a resposta "não sei, só sei que eram muitos e estavam encapuzados", como podemos perceber nunca saberemos quem eram esses soldados e não tinha como diferencia-los um dos outros, só sabemos que todos eram soldados, como podemos dizer que todos abaixo são capangas do rei.


Na regra personagem que não tenham alter-ego, o nome é considerado como se fosse o alter-ego.

Texto permanente

Olhando esses personagens acima, em baixo da imagem deles  tem algo escrito e esse escrito é chamado de texto permanente.

Como posso dizer?

Textos permanente são regras e/ou efeito que uma carta tem. Mas nem toda carta tem texto permanente. OK.

O texto permanente pode tanto facilitar como dificultar a sua estrategia com as cartas, podendo permitir vários de um mesmo personagem, efeitos de entrada, dificultar para baixar personagem aloprados, buscar outras cartas e etc.


Como podemos perceber o Invasor Badoon podemos colocar vários dele em cena sem problema pois o texto permanente dele permite.

Outro exemplos de texto permanente.


O Tony Stark permite ter vários Homens de Ferro em cena e ainda por cima busca no deck por ate dois personagens Homens de Ferro e/ou Maquinas de Combate quando ele entra.


Pyro quando entra causa 2 de dano.


Coitado do Galactus tem restrições para entrar.

Alinhamento

É o que define se seu Personagem é heróis, vilão, N/A ou herói e vilão ao mesmo tempo.


Como podemos ver a Cassandra Nova ai em cima é vilã muito malvada. Sinceramente eu considero ela uma personagem muito aloprada quando ela entra depois dos personagens do seu adversário.


Com estes outros exemplos vemos Amadeus Cho não é herói e nem vilão mas mesmo assim deve dar dor de cabeça, a Mulher-Aranha uma heroína muito boa e o Patriota de Ferro que não se decide se é herói ou vilão assim consideram que ele é os dois.

Afiliação


A afiliação é a equipe que o personagem  participa, como exemplo temos o Groot ai em cima que participa dos Guardiões das Galaxias.

Como sabem no universo Marvel temos muitas equipes tanto de heróis quanto de vilões e também temos aqueles que trabalham sozinhos como também outros em varias equipes.


É muito interessante jogar com decks tribais 

Decks tribais são decks de uma mesma afiliação

Exemplo disso são decks como X-men, Vingadores, Guardiões das Galaxias, Sexteto Sinistro, Mestres do terror e etc.

Ação do personagem

As ações são como se fossem movimentos que os personagens usam tanto para ataque como para defesa.

Cada personagem só pode usar uma ação por turno. A não ser que algum efeito permita usar mais vezes.



Exemplo de múltiplas ações de um único personagem.




Mais afrente falarei sobre as ações.


Poderes

Os poderes definem que tipo de ações e habilidades o personagem pode usar .


Isso fácil pois se você na vida real tivesse o poder de voar então poderia realizar ações de por exemplo voar, pairar, fazer buscas aéreas e etc. tudo através do poder de vôo certo.é claro se você voa é impossível fazer aparecer fogo do nada , um não tem nada a ver com o outro nê, a não se que tem tenha poder de criar fogo, mas assim você tem dois poderes então.

Esse é o conceito dos poderes por isso vai ser difícil ver um homem-aranha soltando raios pelos olhos .

Vida e Escudo

Inicialmente devo explicar que em Battle Scenes o numero em vermelho como o coração ao lado é chamado de energia inicial esse termo é usado em personagens e suportes mas acho isso um erro e aqui eu a tratarei da seguinte forma para não dar confusão. A energia de personagens será chamada de vida e a energia dos suportes será chamada de energia. Acho mais pratico assim peço desculpas ao criador do Battle Scenes.


Como podemos ver abaixo do alter-ego sentinela temos a vida inicial do personagem que é sete (7) e mais abaixo o escudo que é (3).

Vida inicial é simboliza o quanto se deve carregar o personagem para entrar em jogo.

Escudo é o quanto de defesa o personagem tem para se causar dano na vida do personagem primeiramente tem que passar pelo escudo a menos que o dano seja perfurante que simboliza que o dano passa direto para a vida.

Toda vez que  se leva dano na vida se descarrega cartas do personagem equivalente ao dano recebido

Ao descarregar a ultima carta dele o personagem é nocauteado e vai para os prêmios do oponente.

Há uma coisa importante sobre defesa

Lembre-se se você causou dano a um Personagem destruindo a defesa mas não o nocauteando, no final desse turno que levou o dano ele recupera a defesa, somente a defesa OK, se era 3 ao quebra-la vai a zero certo e no final do turno volta a 3.

Ou seja qualquer dano na defesa ele recura no final do turno mesmo que a defesa não chegue a zero.

Capacitação

Já devem ter notado nas bordas dos personagem os números 0 , 1 e 2.


Dependendo da posição da carta ela pode representar 0, 1 e 2.


Repare nesta posição o Homem-Formiga esta capacitado em zero ( 0 ) que pode ser benéfico pra ele.


Nesta posição o Capitão América esta capacitado em um ( 1 )


E nesta posição o Dup esta capacitado em dois ( 2 )

Capacitação?

Há pra que serve isso?

Isso serve para dizer o quanto ta capacitado para utilizar ações ou efeitos.

Como assim?

Imagine que você sai para comprar algo certo e tem 2 reias no bolso chegando na loja, encontra uma caneta a 1 real e uma borracha a 1 real e um sorvete a 2 reais. Certo tendo só os 2 reais , poderia gastar os 2 reais comprando 1 sorvete mas não compraria mais nada certo,mas se comprasse a caneta sobraria mais 1 real assim poderia a borracha ou mais uma caneta por exemplo.

É para isso que serve as capacitações, para pagar custos.

Mas custos de que?

Já reparou que no inicio de uma ação quase sempre tem um numero?


Esse é o custo que deve ser pago para se utilizar a ação ( apesar de ter algumas ações que não tem custo como também as que tem custo X ) e para pagar essa ações incapacitar o personagem no quanto é preciso.


Aqui temos o Homem-Aranha ele esta capacitado em 1 a ações dele custa 1 então para usar a ação é preciso incapacita-lo em 1 significa que ele ira para 0.


Ao incapacita-lo você pagou o custo da ação assim a usara.

Outro exemplo agora o Homem-Aranha esta em 2.


Agora ele usará a mesma ação de custo 1.


Ao pagar o custo ele vai para 1 pois a ação era custo 1 assim sobrando 1 de capacitação para uma próxima ação.

E se o Homem-Aranha estiver em zero?


Se estiver em zero não poderá usar ações de custo 1 e muito menos a de custo 2 pois não tem capacitação para pagar.

Observe o Jaqueta Amarela.


Ele esta capacitado em zero, mas a sua ação custa ZERO ou seja ele pode usar a sua ação, mesmo se tivesse capacitado em 1 ou 2 ele usaria pois o custo não quer dizer que ele tenha q esta em zero para usar.

Incapacitação de X

O X é o que você quer pagar para usar.


O Wolverine pode escolher quanto quer pagar, pode se 2 ou 1 ou ate mesmo ZERO para usar a ação.

Sem custo de capacitação

Vou mostra uma carta de habilidade.



Quando o personagem que você tiver estiver com ela como Wolverine, ele poderá usar esta ação sem pagar nada é só declarar.

Qual a diferença dessa para uma que custe ZERO?

É porque quando paga ZERO, mesmo assim esta pagando um custo é ZERO mais é um custo ai vem certas cartas que dizem se você for pagar algum custo mesmo que seja 0, 1 ou X terá que pagar 2 e como esta não tem custo, poderá usar sem tem que pagar 2 como as outras.

Vou falar de uma regra que é preciso antes do próximo passo OK.

A regra é pode ter no deck no máximo 3 copias de cada carta.

OK.

Ai vem o interessante veja.



Aqui temos 3 Wolverine Mesmo nome e me alter-ego os são a mesma pessoa, na regra pode se ter ate 3 copias certo, mas nesse caso as 3 cartas são o Wolverine são cartas diferentes por esse motivo poderá colocar até 3 copias de cada uma delas como você quiser, deve ser interessante um baralho com 9 Wolverines nê. Mas lembrasse da regra de alter-ego.

Quando um personagem entra em jogo carregamos ele com cartas do recurso para simbolizar a vida dele ( Aprendera mais pra frente sobre isso ) o Wolverine tem 4 são 4 em baixo dele. Quando um personagem colocar tem cartas de personagens em baixo dele que tenham o mesmo alter-ego e seja diferente. ele ganha tudo dele menos vida e escudo, mas o resto desde ações a texto permanentes, afiliações, poderes, alinhamento. Tudo mesmo.

Se baixasse um desses Wolverines e colocasse os outro dois em baixo dele, este Wolverine ia ter tudo dos três, ou seja viraria um 3 em 1.

Muitas outras cartas tem varias copias desde personagem, suporte e até Habilidades.


Personagem EV

O que é um personagem EV?


Personagem EV é um personagem que evolui de outro personagem em cena.

Mas ele só pode evoluir apartir de personagem específicos que a Propriá carta exige como a Fenix Negra só pode se posta em cima de personagens que tenham o alter-ego Jean Gray


E para evoluir a Jean para Fenix Negra é necessário que a Jean já esteja desde o turno passado em cena, ou seja não se pode evoluir personagens para personagens EV's se ele entraram nesse turno.


As especificadões para coloca o personagem EV fica em baixo da afiliação.


Normalmente personagem não podem usar ações no turno que entram mas os personagens EV's pois pois só evoluíram.


Sempre quando se coloca um personagem EV temos que carrega-los com carta extras de acordo com as exigidas pelo +numero que esta ao lado da vida do personagem.


Lembre-se cada personagem tem suas exigências.

Uma ultima informação sobre personagens.

Quando o personagem esta em cena e é nocauteado ou seja esta sem carta em baixo dele, este personagem vai para os prêmios do oponente.

O que é os prêmios do oponente ?

São personagem seus nocauteados.

Para que serve os prêmios do oponente?

Serve para ganhar a partida.

Mas como isso?

Por exemplo quando você consegue nocautear os personagens do oponente ele ira coloca-los nos prêmios ou seja no seus prêmios , a mesma coisas acontece se seu oponente nocautear os seus personagens ele s vão para os prêmios no caso os dele.

Quando um dos dois completar quinze ( 15 ) ou mais ( + ) corações no caso vida dos personagem nocauteados no premio este jogador ganhar.

Exemplo:



 Se você nocauteou a Cassandra Nova de vida 3, o Shuma-Gorath de vida 7 e o Pesadelo de Vida 5 do seu oponente, você ganhou o jogo pois 3+7+5 = 15.

Exemplo 2:


Se você nocauteou o Mefisto de vida 8 ( o +3 no lado da vida não influencia ) e também o Apocalipse de vida 7 do seu oponente, você ganhou porque 8+7 = 15.

Dica: As personagens com muita vida pode fazer conque perca o jogo mais rápido como vemos o caso acima, só o Mefisco com o Apocalipse sendo nocauteados da 15, para se ter um deck com personagem de vida alta devesse ter boas estrategias para mante-los em jogo.

Montei um deck com personagens de muita vida  com Apocalipse, Hulk, Motoqueiro Fantasma, Groot versão 1 ( v1 ) e versão 2 ( v2 ), Sasquatch e Bomba-A. Ficou top quando eu acabar de colocar as regras eu irei mostra deck e explicar estrategias, como também falar de cartas individuais.


Informativo das Cartas

Todas as cartas tem a informação dela, não importa se é personagem ou suporte ou cenário ou habilidade, todas tem e ficam no mesmo lugar.


 Como você pode ver no informativo esta o ano de lançamento da carta depois vem de que expansão ela é no caso ai BSPO que significa Battle Scenes Poderes Ocultos; depois que numero ela é da coleção ( 3/100) significa que ela é a terceira de de 100 cartas e por ultimo a raridade no caso ai é triangulo que significa que ela é incomum.

Concluímos que ela foi lançada em 2014 na coleção de Poderes Ocultos; é a terceira da coleção e é incomum.

Só que agora mudou esse informativo apartir da 6ª coleção Iniciativa Vingadores

Veja como ficou agora:


Agora ficou, v1 é que versão a carta, isso define que essa é a primeira versão do Mancha Solar; ano (2015); numero da coleção 33/100; a raridade circulo é comum e o simbolo da coleção essa ai é de Ofensiva Surpresa OK




Estou finalizando essa parte, mas reparando se falta algo, se você achar que falta alguma coisa do assunto me avise que atualizarei este poste.

Mas por enquanto ate logo e obrigado por ler minhas publicações.

Ate a próxima ainda estou decidindo o que postar na próxima, se é suportes, cenários, ou habilidades mas o ultimo sera as regra em geral.


VLW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário